País disse que o esboço das regras, destinado a implementar a Lei de Notícias Online recentemente aprovada, resolveria as preocupações do Google, da Alphabet, e da Meta, controladora do Facebook, de que poderiam enfrentar uma responsabilidade ilimitada
O Canadá divulgou nesta sexta-feira um esboço de regulamentação para uma lei que obrigaria as gigantes da internet a pagar aos veículos de comunicação, dizendo estar abordando as preocupações das empresas de tecnologia, mas o Facebook disse que manterá seus planos de bloquear o compartilhamento de notícias em suas plataformas no país.
O Canadá disse que o esboço das regras, destinado a implementar a Lei de Notícias Online recentemente aprovada, resolveria as preocupações do Google, da Alphabet, e da Meta, controladora do Facebook, de que poderiam enfrentar uma responsabilidade ilimitada.
“O processo regulatório não está equipado para abordar a premissa fundamentalmente falha da Lei de Notícias Online… as regulamentações propostas hoje não afetarão nossa decisão comercial de encerrar a disponibilidade de notícias no Canadá”, disse Rachel Curran, chefe de políticas públicas da Meta Canadá, em comunicado.
A Lei de Notícias Online do Canadá, parte de uma tendência global para fazer com que as gigantes da internet paguem por notícias, tornou-se lei em junho e deverá entrar em vigor em dezembro, após a finalização das regras.
Por Agência Reuters
Leia mais: https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/09/canada-tenta-resolver-preocupacoes-com-leis-de-noticias-mas-facebook-nao-esta-convencido.ghtml