Como Saber se um Ovo Está Estragado
Já aconteceu de quase usar um ovo vencido em sua receita? Possui ovos guardados em um recipiente sem data de validade e não sabe quando deve jogá-los fora? Felizmente, é fácil identificar um ovo estragado.
- Se o ovo afundar de lado na base do copo, ele está no pico do frescor.
- Se o ovo afundar de pé na base do copo, ele já passou do pico, mas ainda pode ser consumido com segurança.
- Se o ovo estiver flutuando, ele não está fresco. Isso não significa necessariamente que ele está estragado ou não pode ser consumido. Teste-o abrindo e procurando por sinais de que ele estragou.
2 – Segure o ovo ao lado do ouvido e chacoalhe-o. Conforme o ovo envelhece e a umidade e o dióxido de carbono escapam pela casca, a clara e a gema começam a se ressecar e encolher, o que faz com que a bolsa de ar se expanda dentro do ovo.[5] Uma bolsa de ar maior dá mais espaço para o conteúdo se mover dentro da casca, emitindo um som de líquido se movendo.
- Um ovo fresco não deve emitir sons ao ser chacoalhado.
- Os sons emitidos indicam que o ovo está velho, não que não pode ser consumido com segurança.
3 – Quebre o ovo em um prato ou tigela para verificar a qualidade da clara e da gema. A integridade do ovo será menor conforme ele envelhece, de modo que o conteúdo dele não se manterá tão unido com o passar do tempo. Veja se o ovo tende a se espalhar muito no prato ou se permanece relativamente compacto. Um ovo que se espalha muito ou parece aguado já passou do pico de frescor
- Se a gema estiver plana e quebrar com facilidade, o ovo está velho.
- Se a gema se move com facilidade, isso significa que a calaza (o filamento da clara que segura a gema no lugar) enfraqueceu e que o ovo está envelhecendo.
- Cheque a cor da clara. Uma clara grossa e cinzenta indica que o ovo está bastante fresco. Uma clara muito transparente significa que o ovo está velho (mas ainda pode ser comestível).